quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O PNDH-3 quer mesmo Censurar?

Muitos defensores do PNDH-3 acusam os que dizem que ele fere a liberdade de expressão de “não o terem lido”(como o Presidente), de estarem “sendo levados por boatos de adversários políticos”, entre outros.

Certamente que a maioria não leu (são 224 páginas com um texto bastante circular e repleto de floreios para tentar desviar a atenção dos leitores), e na verdade acredito que nem precisam ler (as noticias contrarias ao PNDH-3 fazem geralmente um bom resumo daquilo que é o projeto), já que nenhuma proposta de regulamentação pode trazer mais liberdade, basta que a proposta seja de regulamentação por parte do Estado para todos que querem a Liberdade terem o dever de se opor a um projeto.



Vou apresentar abaixo alguns pontos do PNDH-3 ( http://portal.mj.gov.br/sedh/pndh3/pndh3.pdf pag. 209) que falam sobre a “Garantia” do direito à liberdade, Opinião e Expressão:



“97. Estabelecer diálogo com os produtores e distribuidores de programação visando à cooperação e sensibilização desses segmentos para o cumprimento da legislação em vigor e construção de uma cultura de direitos humanos.”




Pressão aos meios de comunicação para que só divulguem aquilo que os proponentes deste fatídico projeto crêem que seja os direitos humanos.



“98. Apoiar o funcionamento da Coordenação Geral de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, de modo a dotá-la de capacidade operativa compatível com sua missão institucional.”



Este seria o braço jurídico da censura para tentar dar uma legitimidade, mas todos que raciocinam sabem que não é só porque algo é legal que é legítimo.



“99. Criar um sistema de avaliação permanente sobre os critérios de classificação indicativa e faixa etária.

100. Promover o mapeamento dos programas radiofônicos e televisivos que estimulem a apologia do crime, a violência, a tortura, o racismo e outras formas de discriminação, a ação de grupos de extermínio e a pena de morte, com vistas a identificar responsáveis e a adotar as medidas legais pertinentes.”




A famosa “patrulha” ideológica.



“101. Apoiar a instalação, no âmbito do Poder Legislativo, do Conselho de Comunicação Social, com o objetivo de garantir o controle democrático das concessões de rádio e televisão, regulamentar o uso dos meios de comunicação social e coibir práticas contrárias aos direitos humanos.”




Regulamentar o uso dos meios de comunicação coibindo práticas contra aquilo que ELES acreditam ser direitos humanos não nada mais nada menos que a nossa famosa CENSURA.



“102. Garantir a possibilidade de fiscalização da programação das emissoras de rádio e televisão, com vistas a assegurar o controle social sobre os meios de comunicação e a penalizar, na forma da lei, as empresas de telecomunicação que veicularem programação ou publicidade atentatória aos direitos humanos.”




Resta alguma dúvida depois deste ponto que o projeto claramente visa a CENSURA?



“104. Propor legislação visando a coibir o uso da Internet para incentivar práticas de violação dos direitos humanos.”




Controle da Internet? Confere, tem também no programa.



“105. Garantir a imparcialidade, o contraditório e o direito de resposta na veiculação de informações, de modo a assegurar a todos os cidadãos o direito de informar e ser informado.”



Todos já tem este direito, cada um pode dizer aquilo que pensa usando dos seus meios, ou seja, em sua propriedade, este ponto é uma violação do direito à propriedade.



“106. Apoiar formas de democratização da produção de informações, a exemplo das rádios e televisões comunitárias, assegurando a participação dos grupos raciais e/ou vulneráveis que compõem a sociedade brasileira.”



Cotas para atores, programas, filmes. Ou seja, segregação racial, a institucionalização do racismo.



“107. Coibir a utilização de recursos públicos, inclusive de bancos oficiais, fundações, empresas públicas e de economia mista, para patrocinar eventos e programas que estimulem a prática de violência.”




Ameaça clara aos bolsos dos veículos de comunicação, nada diferente daquilo que já ocorre hoje, mas o projeto deixa claro que isso será feito abertamente e não mais envergonhadamente como é feito hoje.




Estes são alguns pontos apenas, acredito que ninguém precise ler mais que estes trechos para descartar por completo todo o resto do plano. Espero que mostrá-los ajude àqueles que ainda não acreditam que um plano daqueles “que lutaram tanto pela liberdade de expressão” seja explicito na defesa à volta da Censura.

12 comentários:

  1. - a censura á Imprensa é o primeiro ato de um governo que garante todos os outros piores que vem depois...

    - pq veicular informações, instrui, tranquiliza, orienta - e é bem isso que o PT da sargentona, com esse PNDH-3 , absolutamente não deseja! - quer todos estabulados que nem gado como massa de manobra...

    - sem falar nos outros 'eixos', da relativização da propriedade, legalizar os crimes do MST, proibir simbolos religiosos em locais publicos, taxar as grandes fortunas, legalizar a prostituição elevando a categoria de trabalho legal, com carteira profissional + beneficios, etc., etc.,

    - moral da histório - se é que ainda resta moral: nivelar as classe A e B à C e D para 'domesticar' se é que me entende, incutir o comuno-socialismo na cabeça do povão em substituição a fé religiosa, incentivar vergonhosamente a prostiuição o que pode gerar conflitos em todas as esferas sociais, familiares e de saúde.....

    - enfim, nem quero me alongar na discussão senão piramos antes da hora......

    - vamos com força total agora, pq as midias já estão voltando a atenção para os grupos que estão frontalmente contra esse (des)governo que está varrendo do mapa, a moral, os valores nobres e a dignidade!

    ResponderExcluir
  2. Me parece que há muito falta de informação por parte do autor deste texto.
    Não confunda "Controle social" com censura... é a população dizendo o que quer e o que não quer ver nos meios de comunciação. Chega de alienação gente!

    Não é o um grupo de pessoas que determina o que são direitos humanos.... existe algo chamado Declaração Universal dos direitos humanos para quem não sabe! E me desculpem, mas fazer uma passeata contra algo que não se leu, me parece muito imbecil!

    ResponderExcluir
  3. Delatora,
    "é a população dizendo o que quer e o que não quer ver nos meios de comunciação."
    Ela já pode fazer isto com o controle remoto, comprando outro jornal, acessando sites diferentes. Agora, me proibir de dizer algo que penso é CENSURA, seja isto apoiado pela maioria ou não.

    ResponderExcluir
  4. Ainda acho que vc tem que se informar melhor. Emissoras de rádio e TV são concessões públicas...ou seja devem estar a serviço da população. Não à toa já existe uma porcentagem de conteúdo cultural a ser veículado, o que não é feito e nem fiscalizado ... os conselhos, compostos pela sociedade e não pelo governo, devem avaliar isso. A não ser que vc considere o BBB conteúdo cultural ...

    ResponderExcluir
  5. Pela audiencia dada ao BBB e programas similares parece que a "sociedade" está dando sua opinião sobre a sua preferencia, o voto é o controle remoto, o controle é feito pelos consumidores.
    Quanto a concessoes , este é um dos grandes problemas e obstaculos para a verdadeira liberdade de expressão, o artigo divulgado hoje neste blog explica um pouco melhor oque é um direito humano, leia-o e seguimos o debate, se quiser, na propria area de comentarios do Instituto Mises Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Muito lúcidos os seus comentários Delatora,
    Quanto aos defensores da liberdade irrestrita, lembro o seguinte: não existe liberdade total, vivemos em sociedade e como tal temos limites, "o limite da tua liberdade é quando começa a minha" na imprensa deveria valer o mesmo, ainda mais porque são concessões. recomendo o vídeo (http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=5756)para entender o que a falta de controle da sociedade faz com a população.

    ResponderExcluir
  7. Igor,
    em que invade a sua liberdade eu dizer aquilo que penso na MINHA propriedade?
    Eu defendo essa màxima "o limite da tua liberdade é quando começa a minha", ou seja se você me proibir de dizer o que penso na minha propriedade você estará invadindo a minha liberdade.
    Vi seu vídeo, realmente um absurdo existir o crime de se expressar, de difundir onde de radio(ou TV).
    O seu vídeo mostra claramente o perigo de se ter o estado controlando a comunicação, a "reserva de mercado" da televisão e rádios, a proibição de se ter investidores estrangeiros competindo no nosso mercado, nos opomos a isso tudo. Mas a coisa poderia ser pior, ao inves de termos "11 familias" competindo pela preferencia dos consumidores poderiamos ter apenas UM partido politico controlando aquilo que se pode ou não dizer.
    Por isso deixamos muito claro na passeata, levando uma faixa inclusive, que "Queremos mais liberdade e não menos".
    E, como já dito em outro artigo, a comunicação não é um direito humano, ela é apenas derivada do direito à propriedade.

    ResponderExcluir
  8. Pelo amor, né!
    EM NENHUM MOMENTO O PROGRAMA DIZ QUE QUER CONTROLAR A MIDIA OU OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. APENAS DIZEM QUE DEVE-SE RESPEITAR O CUMPRIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS NAS PROPAGANDAS!!! O QUE É COMPLETAMENTE CERTO!
    LIBERDADE DEVE SER LIMITADA PELA ETICA, PARA ASSIM SE TORNAR A LIBERDADE DE FATO. NAO CONFUNDA DIREITO DE LIBERDADE DE EXPRESSAO COM PODER FAZER OFENSAS E DESRESPEITAR OS DIREITOS UNIVERSAIS HUMANOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc encontrou o direitos humanos defender o cidadão do bem?

      Leia a Lei, e tenta entende-la. São preâmbulos cheios de rodeamentos para confusão da interpretação, mas que juridicamente entende-se muitas coisas.

      Excluir
  9. Nunca vi comentários tão pobres e forçosos a respeito de um texto. Queria dar uma dica: primeiro você lê o texto, depois saca dele as ideias e por fim, rebata os argumentos do texto e fundamente sua crítica.

    Pelo que vi, o autor desta crítica fez o caminho inverso: tem posição ingênua de ser contra por simplesmente ser um projeto de censura e tenta meter uma crítica onde não cabe, onde não deve, de forma superficial e pobre.

    É a vida...

    [ ]'s ricardo

    ResponderExcluir
  10. “104. Propor legislação visando a coibir o uso da Internet para incentivar práticas de violação dos direitos humanos.”

    Na linguagem do governo, o que significa isto? Já existe lei que fala sobre crimes de informática. Falar que esse tal PNDH é uma maravilha é pura alienação. Li, e não gostei. Pra mim soa como mais um "direito dos manos". Já perceberam que cidadãos de bem nunca são diretamente beneficiados com estes projetos esdrúxulos?

    ResponderExcluir
  11. http://www.youtube.com/watch?v=x_AYUDWNePI&feature=related

    nao vou comentar nada. agora, se você ver esse vídeo que es postei e achar super "cool", que realmente esse é um problema sério então faz um favor pra humanidade, ok? se atira da primeira janela que você encontrar.

    ResponderExcluir